Consultor dá dicas de como melhor aproveitar a Salvador Restaurant Week

O Salvador Restaurant Week é uma excelente oportunidade para conquistar novos clientes, principalmente os que buscam novas experiências. Neste contexto, festivais gastronômicos têm um papel fundamental na divulgação dos restaurantes, possibilitando que os clientes visitem espaços renomados a um valor mais acessível.

A participação no evento, no entanto, cuja atual edição vai até 3 de novembro, pode ser uma armadilha, se o proprietário e/ou chef do restaurante não se atentar a alguns detalhes. “O CMV, que é o Custo de Mercadoria Vendida, é um ponto de atenção durante os festivais gastronômicos, colocando os empresários frente a um dilema, o de fazer cardápios com ingredientes mais nobres, para aumentar a percepção de valor agregado aos clientes, ou trabalhar com ingredientes mais simples pra não estourar o CMV”, destaca Acácio Sacerdote, à frente do grupo Food Qualy, especializado em oferecer soluções em negócios de alimentos.

Segundo ele, essa é uma dúvida recorrente, sendo motivo de muitos embates entre empresários e chefs de cozinha. Para o consultor, o ideal é mesclar ingredientes mais caros com outros mais baratos e entender que a venda de alguns pratos nem sempre irá compensar financeiramente, sendo literalmente um investimento em divulgação para fidelização desses novos clientes. “É importante sempre se atentar para que esse CMV não ultrapasse 35% na média geral do menu”, destaca.

É fundamental que os restaurantes fiquem atentos ainda ao ticket médio, indicador financeiro que representa o gasto médio dos clientes no restaurante. “É preciso criar estratégias de venda agregada, para que o cliente consuma além do menu completo composto por entrada, prato principal e sobremesa. Itens como bebidas alcoólicas e não alcoólicas, como drinks, vinhos e café, melhoram a experiência do cliente, além de aumentar o ticket médio, equilibrando os custos e lucratividade dos restaurantes participantes”, explica Sacerdote, atuante no mercado de food service há 10 anos.

Uma pesquisa recente demonstrou os 6 motivos principais da perda do cliente pelo restaurante. O resultado destacou que a maioria de 68% deixa de frequentar um local por insatisfação com o atendimento. Bem atrás, com 14%, o desapontamento com a qualidade dos alimentos é outro motivo. Em seguida, vem a percepção dos preços muito altos (9%); adoção de novos hábitos (5%); mudança de cidade (3%) e morte (1%). “Essa pesquisa deixa claro que investir na padronização do atendimento e capacitação da equipe é fundamental para melhorar a satisfação do cliente”, reforça Acácio, que reuniu 10 dicas para chefs e donos de restaurantes terem melhor resultado durante o festival.

1. OFERTA ALINHADA: Certifique-se que a oferta do restaurante esteja em sintonia com a proposta do Salvador Restaurant Week, fazendo com que o cliente entenda que a relação custo-benefício é vantajosa e justa para ele;

2. GESTÃO DO NÚMERO DE LUGARES: Monitorar o fluxo de clientes, fazendo uma gestão de lugares adequada e eficiente, evitando filas excessivas, garantindo um atendimento ágil. Gerenciar dias e horários específicos para acesso mediante reserva pode ser uma boa estratégia;

3. DOMÍNIO DO CARDÁPIO: É essencial que todos os garçons e atendentes saibam os detalhes de todos os pratos do festival para apresentá-los de maneira confiante e assertiva para os clientes;

4. LEITURA DO CLIENTE: Identificar o perfil comportamental de cada cliente, observando as necessidades deles durante o atendimento, recomendando pratos complementares ou sugerindo opções diferentes, de acordo com as preferências individuais. Hoje em dia, muitos clientes possuem restrições alimentares e a equipe de atendimento precisa estar atenta para tirar dúvidas e orientar as melhores opções para cada cliente;

5. SEGUIR ROTEIRO DE ATENDIMENTO: Treinar a equipe e seguir um roteiro para garantir um serviço eficiente e padronizado entre todos os atendentes, mantendo o foco em oferecer uma experiência memorável ao cliente;

6. REALIZAR VENDA AGREGADA: Identificar oportunidades de vendas casadas, sugerindo acompanhamentos, bebidas ou algo para levar. Apresentar opções que complementem o pedido do cliente, aumentando o valor do ticket médio;

7. DEFINIR METAS E BONIFICAÇÕES: Criar pontualmente, durante o evento, um sistema de metas e recompensas para venda de produtos agregados – como bebidas, drinks, vinhos e café – pode ser uma excelente estratégia para estimular os garçons a impulsionarem as vendas;

8. SUPERVISÃO DAS LIDERANÇAS: Manter a equipe de atendimento engajada e motivada, fazendo com que o líder de atendimento, seja um gerente ou um maitre, esteja sempre monitorando as vendas para manter um serviço adequado e a equipe motivada;

9. ESCUTE O SEU CLIENTE: lembre-se sempre de ouvir o cliente, perguntando como foi a experiência dele no local e, se possível, estimulando-o a responder uma pesquisa de satisfação. Dessa forma, é possível realizar um cadastro para ações de marketing futuras;

10. PÓS-VENDA: Convidar o cliente para retornar em outro momento, como por exemplo no happy hour, também é uma excelente forma de fidelizar e fazer com que esse cliente retorne ao seu restaurante.