Último episódio do reality vai revelar o grande vencedor que terá sua receita de Session IPA lançada pela Eisenbahn
Depois de sete episódios, diversas brassagens e produção de diferentes estilos de cerveja, o reality Eisenbahn Mestre Cervejeiro – ano 10 chega no momento mais aguardado da terceira temporada: a grande final. O reality, criado e produzido pela Endemol Shine Brasil, bateu recorde de inscrições este ano se comparado às temporadas anteriores.
Após a análise químico sensorial das amostras enviadas, os autores das dez melhores Session IPAs foram selecionados para participar desta edição do programa.
O objetivo é que o vencedor tenha a própria receita lançada e distribuída pela Eisenbahn
em edição limitada. Além disso, o ganhador receberá também um curso do Instituto da Cerveja do Brasil (ICB), um dos parceiros do projeto e do Grupo Heineken Brasil, e uma viagem para fazer o tour cervejeiro na Alemanha custeados pela companhia.
A cada ano, o programa destaca um estilo de cerveja. Para esta temporada, o estilo da vez é a Session IPA, uma versão mais leve e refrescante da tradicional receita britânica Indian Pale
Ale (IPA), caracterizada pelo amargor e teor alcoólico elevado.
Como novidade para esta temporada, os cervejeiros ganharam a ajuda de aprendizes cervejeiros – influenciadores digitais que não tinham experiência alguma na produção de cervejas. Isso tornou
a disputa ainda mais equilibrada e contribuiu para levar conhecimento cervejeiro de forma simples e descomplicada para mais pessoas.
No episódio de estreia, os cervejeiros e aprendizes cervejeiros formaram duplas entre si. As duas duplas se enfrentaram em cada programa em formato mata-mata até a fase semi-final, onde a disputa passou a ser individual.
A cada semana um estilo de cerveja foi escolhido para desafiar os participantes a produzirem as receitas que mais agradaram ao trio de jurados, composto pelo fundador e consultor Eisenbahn,
Juliano Mendes, pela sommelier e consultora etílica, Bia Amorim e pelo baterista e especialista em cerveja, Sady Homrich. Todos os estilos foram produzidos de acordo com a Lei Alemã da Pureza (1516), utilizando apenas água, lúpulo, malte e levedura como ingredientes.
Na última quinta-feira, dia 08/08, o estilo da vez foi a American Pale Ale, uma bebida que varia o sabor entre o amargo e o doce e possui uma coloração que pode ser clara ou mais escura, dependendo da quantidade de lúpulo utilizada na receita.
Na disputa, o cervejeiro e engenheiro químico de Belo Horizonte (MG), Claudio Botelho atendeu a todos os pré-requisitos solicitados pelo júri, como: cor, aroma e carbonatação e levou a
melhor sobre o cervejeiro e analista de sistemas da cidade de Patos de Minas (MG), Rodolfo Leão.
Já os aprendizes cervejeiros tiveram que mostrar que aprenderam tudo sobre o universo das cervejas artesanais e, a criadora de conteúdo de São Bernardo do Campo (SP), Bells Trad acertou mais que o empresário paulista Marcelo Taz, ao responder corretamente as perguntas referentes as principais características de diferentes estilos de cerveja.
Agora Botelho e Trad avançam para grande final, onde enfrentarão o cervejeiro Vítor Moreira Lima, biólogo natural de Fortaleza (CE), e a aprendiz cervejeira e musicista natural de Natal (RN), Cris Botarelli. No primeiro episódio da fase semi-final, Lima e Botarelli superaram o cervejeiro e químico industrial de Santo Ângelo (RS), Diego Pinto e o aprendiz cervejeiro e fotógrafo de Serra Talhada (PE), Ton Gomes. Na ocasião, os cervejeiros tiveram
que preparar a receita do estilo tema da primeira edição do concurso Eisenbahn Mestre Cervejeiro, a Belgian Dark Strong Ale – caracterizada como uma cerveja escura, forte e muito saborosa, além de gastronômica, pois vai bem com diversos pratos.
No último episódio da temporada, os participantes terão que preparar o estilo que os levou para o programa: a Session IPA.
“Quem chegou até aqui já passou pelo mais difícil, produzindo diversas receitas elaboradas e técnicas. Na final, acredito que a decisão será nos detalhes. Os aprendizes cervejeiros já
mostraram que entender de cervejas artesanais é mais fácil do que parece. Agora eles terão que ser rápidos nas respostas e abusar da criatividade”, finaliza
Karina Pugliesi, gerente de marketing da Eisenbahn.
A grande final do
Eisenbahn Mestre Cervejeiro acontece na próxima quinta-feira (15/08), a partir das 23h15 no canal Multishow, com exibição dos melhores momentos na sexta-feira seguinte, após o programa Conversa com Bial, na TV Globo.
Para saber mais sobre o reality
Eisenbahn Mestre Cervejeiro, conhecer os participantes e assistir aos episódios anteriores, acesse
http://www.mestrecervejeiro2019.com.br.
Se beber não dirija. Beba
menos para beber melhor.
Sobre o Grupo HEINEKEN no Brasil
A HEINEKEN chegou ao Brasil em maio de 2010, após a aquisição da divisão de cerveja do Grupo FEMSA e, em 2017, adquiriu a Brasil Kirin Holding S.A ("Brasil Kirin"), tornando-se o segundo player
no mercado brasileiro de cervejas. O Grupo gera mais de 13 mil empregos e tem 15 unidades no país, sendo 12 cervejarias, localizadas em Alagoinhas (BA), Alexânia (GO), Araraquara (SP), Benevides (PA), Caxias (MA), Igarassu (PE), Igrejinha (RS), Itu (SP), Jacareí
(SP), Pacatuba (CE), Ponta Grossa (PR) e Recife (PE), duas microcervejarias, em Campos do Jordão (SP) e Blumenau (SC), e uma xaroparia, em Manaus (AM). No Brasil, o portfólio de cervejas do Grupo HEINEKEN é composto por Heineken®, Sol, Kaiser, Bavaria, Amstel,
Kirin Ichiban, Schin, No Grau, Devassa, Baden Baden, Eisenbahn e Glacial. O portfólio de não alcoólicos inclui Água Schin, Schin Tônica, Skinka e os refrigerantes Itubaína, FYs e Viva Schin. Com sede em São Paulo, a companhia é uma subsidiária da HEINEKEN
NV, a maior cervejaria da Europa.
Sobre a Eisenbahn
A Eisenbahn é uma cerveja de Blumenau-SC, criada em 2002 pela família MendesSudbrack com o objetivo de democratizar o acesso às cervejas artesanais e ser porta de entrada deste universo para o público.
A marca produz cerveja de acordo com a Lei Alemã da Pureza (1516). Em 2008, foi adquirida pela Schinchariol e, em 2017, passou a integrar o portfólio de cervejas craft do Grupo HEINEKEN no Brasil, após aquisição da Brasil Kirin Holding S.A. Premiada no World
Beer Cup e European Beer Cup, atualmente produz 10 estilos de cerveja, como a Pilsen, Weizenbier, Pale Ale, American IPA, Rauchbier, Dunkel, Weizenbock, Strong Golden Ale, 5 Dry Hopped e Kölsch, além de receitas lançadas todos os anos sazonalmente, como a
Oktoberfest e as cervejas ganhadoras do reality Eisenbahn Mestre Cervejeiro – em 2019 é Session IPA.
Sobre a Endemol Shine Brasil
Além de criar produções originais, a Endemol Shine Brasil
traz para o país formatos internacionais, adaptando-os ao mercado local. A empresa também é especializada em licenciamento de marcas, projetos de Branded Content e digital, criando estratégias e conteúdos multiplataforma dinâmicos para marcas e canais. Para
saber mais: www.endemolshine.com.br. A Endemol Shine Brasil, uma divisão da Endemol Shine North America, faz parte da potência global de produção Endemol Shine Group. A empresa cria conteúdo para
todas as plataformas e tem em seu catálogo sucessos mundiais, incluindo MasterChef, Big Brother, Black Mirror e Peaky Blinders. Como produtor e distribuidor, a Endemol Shine Group é composta por mais de 120 empresas e está presente em todos os principais mercados
do mundo. Em 2018, a Endemol Shine Group colocou no ar mais de 700 produções em 270 plataformas em mais de 70 territórios, viajando mais formatos do que qualquer concorrente.
Sobre o Multishow
O Multishow tem a diversão como sua essência e leva ao
assinante o melhor do entretenimento, com muito humor, música e viagem. São diferentes formatos de conteúdo, que vão desde transmissões ao vivo dos maiores festivais do mundo até programas protagonizados pelos maiores humoristas e músicos do país. Desde 2009
está entre os 10 canais mais assistidos do horário nobre da TV por assinatura. O Multishow ultrapassa os limites da televisão e produz também conteúdo exclusivo para a web. Vídeos, reportagens sobre a programação e transmissões fazem parte de seu site e suas
redes sociais. O público pode assistir ao Multishow quando e onde quiser. Na plataforma Multishow Play é possível ver a programação na íntegra pelo computador, celular ou tablet.