Lançado como piloto em quatro unidades de Salvador, o “Buteco Sal e Brasa Grill Express” vem ajudando a elevar o faturamento, sem grandes investimentos e aproveitando estrutura que ficava ociosa no fim da tarde
Implantar novos serviços nas redes de food service com o objetivo de acabar com a baixa demanda entre os horários de almoço e jantar é uma estratégia muito eficaz para enfrentar a ociosidade em alguns horários de uma franquia. A grande vantagem é que normalmente essa estratégia não implica em novos investimentos, pois toda estrutura para atender o público já está disponível.
Pensando nisso, a rede de franquias Sal e Brasa Grill Express vem, desde novembro do ano passado, promovendo o “Buteco Sal e Brasa Grill Express”, em quatro unidades de Salvador. Por meio da iniciativa, os restaurantes passaram a oferecer um cardápio totalmente voltado para o happy hour, a partir das 16h.
Segundo o CEO da rede, Fernando Ribeiro, o “Buteco” da marca ainda está em fase de teste na capital baiana, mas já vem colhendo bons resultados. “Implantamos nas unidades dos Shoppings Center Lapa, Bela Vista, Paralela e Salvador Norte. As lojas se adaptaram, passaram por treinamentos com foco no manuseio, preparo e apresentação dos produtos e estão a todo vapor oferecendo o serviço”, diz o CEO.
Para colocar o “Buteco” em prática, Fernando esclarece que houve um investimento baixo por parte da franqueadora. “Nosso investimento se resume ao treinamento e ao desenvolvimento da comunicação do novo serviço, que inclui, além dos banners das lojas, a divulgação nas redes sociais”, explica o CEO.
Flávio Marcel Sant´anna Caldas, responsável por duas unidades que aderiram ao serviço, afirma que a estratégia vem se mostrando assertiva e lucrativa. Na unidade Paralela, o serviço foi implantado em abril de 2023 e, antes dele, eram servidos mensalmente 45 porções depois das 16 horas. Com o “Buteco”, esse número saltou para 200, resultando em uma alta entre 3,5% a 5% no faturamento. Já no restaurante do Shopping Bela Vista o resultado foi ainda melhor. O serviço foi implantado em fevereiro de 2023 e a unidade saiu de 101 petiscos servidos no mês de junho de 2022, para 460, em junho de 2023. Esse crescimento aumentou o faturamento entre 6% e 9%.
“Ficamos muito felizes com a receptividade do público. Tanto os moradores da cidade quanto os turistas aprovaram o “Buteco” e fizeram das nossas lojas um ponto de encontro”, termina Flavio.
Sem data determinada para a expansão do serviço em toda rede, o CEO esclarece que essa proposta será primeiro oferecida para as unidades que estejam com pouco movimento a partir das 16 horas. Só depois a rede pretende expandir para todas as franquias, mas de forma opcional. “O nosso franqueado vai avaliar se adere ou não ao “Buteco”, finaliza Fernando.
Sobre a Rede Sal e Brasa Grill Express
A Sal e Brasa Grill Express faz parte da empresa SB Franquias e teve a sua primeira unidade inaugurada em 2015, na cidade de Salvador. Hoje, a rede tem 45 unidades e está presente nos estados da Bahia, Pernambuco, Sergipe, Pará, Maranhão, Alagoas, Rio Grande do Norte, Piauí, Ceará, Paraíba e São Paulo.
A marca Sal e Brasa Grill Express faturou em 2022 mais de R$ 90 milhões, um crescimento de 6% na comparação com 2021. “Nosso negócio está bem representado e sólido no Nordeste, mas ainda há espaço para crescer de forma sustentável e rentável na região. Também temos como meta aumentar nossa representatividade nas demais regiões”, finaliza Fernando Ribeiro.