MCDONALD’S BRASIL INOVA COM NOVO PAINEL LUMINOSO QUE TRAZ INFORMAÇÕES SOBRE AS CALORIAS DE SEUS PRODUTOS
Brasil será primeiro país da América Latina a oferecer aos consumidores informações sobre calorias de cada produto do cardápio da rede. Iniciativa será adotada na região ao longo do ano
Desde o dia 7 de março, o McDonald’s informa as calorias dos produtos em seus menus em todos os 700 restaurantes do país. A iniciativa inclui todos os produtos do menu, incluindo aqueles do café da manhã e sobremesas. O objetivo é tornar a informação mais acessível e clara aos consumidores, que já contavam com os dados nutricionais nas embalagens, no verso das lâminas de bandeja, em pôsteres afixados nas paredes dos restaurantes, além do site da empresa, www.mcdonalds.com.br. A ação também será adotada até o fim deste ano nos restaurantes McDonald’s dos demais países da América Latina.
O objetivo é que os consumidores tenham acesso fácil às informações sobre as calorias dos produtos. Com isso, cada um dos 1,7 milhão de consumidores que frequentam os restaurantes da rede diariamente poderá optar pela quantidade de calorias que vai consumir e o quanto de energia será fornecido a seu organismo. A iniciativa é resultado do constante trabalho da companhia em atender às necessidades dos consumidores, cada vez mais interessados sobre a boa qualidade e as informações nutricionais do que consomem.
“Trata-se de mais um passo que reforça a transparência e o nosso diálogo com o consumidor”, ressalta Roberto Gnypek, Diretor de Planejamento e Marketing da Arcos Dourados, empresa que opera a marca McDonald’s no Brasil. Gnypek ressalta que os clientes poderão ver as calorias dos produtos individuais bem como as dos combos que já incluem McFritas ou salada de acompanhamento, mais uma bebida.
O McDonald’s também lançou, em fevereiro, a campanha “Além da Cozinha”, para apresentar a alta qualidade dos ingredientes que utiliza. Desde fevereiro, anúncios em revistas e TV, o site www.alemdacozinha.com.br e mídias sociais mostram depoimentos de fornecedores, funcionários e clientes. Ao longo do ano, mais detalhes sobre a cadeia produtiva poderão ser vistos.
INOVAÇÃO
Em conexão constante com o consumidor, a rede tem por filosofia mudar sempre que for necessário. Em 2007, promoveu a redução de gorduras trans com a composição do óleo. Em 2011, para aprimorar ainda mais seu perfil nutricional, o McLanche Feliz passou a contar com um quarto item: uma porção de maçã em pedaços como sobremesa. Somados, os quatro itens do McLanche Feliz (Hambúrguer, Cheesebúrguer ou McNuggets + McFritas Kids + bebida + porção de fruta) têm até 600 calorias, o que equivale a menos de um terço da recomendação de ingestão diária proposta pela Organização Mundial de Saúde para crianças de 6 a 10 anos.
A quantidade de sódio também foi reduzida, em média 10%, nos pães, McNuggets, queijo e ketchup, diminuindo assim o teor desse componente nas três opções de produto principal do McLanche Feliz: Hamburger, Cheeseburger e McNuggets. Na mesma linha de inovações, a quantidade de açúcar adicionado nas bebidas à base de frutas foi diminuída em quase 40%, passando a ter um limite de 5g por 100 ml. No McLanche Feliz, a bebida pode ser Del Valle nos sabores laranja, uva, maracujá, manga, água ou refrigerante.