Os temas relacionados à culinária durante a Páscoa geralmente remetem ao chocolate e outras delícias derivadas dele, mas o destaque são os ovos, comercializados em grande escala neste período em todo o mundo. Para os pratos salgados, as comidas mencionadas estão sempre associadas aos peixes, dentre eles o bacalhau. A experiente cozinheira, Vera Lima, há mais de 15 anos criou uma receita inédita para um dos pratos da cozinha francesa a partir da sugestão de uma cliente: Terrine de Bacalhau.
“A receita nasceu do pedido de uma cliente que gostava muito de terrines e me sugeriu fazer uma de bacalhau. Gostei da ideia e resolvi experimentar. Levo muito em conta o que os meus clientes sugerem”, ressalta Vera. Geralmente servidas frias ou à temperatura ambiente, o novo sabor foi incorporado ao buffet do Cerimonial que leva o seu nome e atende Salvador e região metropolitana há quase 30 anos.
Sempre se atualizando, ela já viajou por vários lugares para pesquisar receitas e aperfeiçoar cada vez mais o seu cardápio. “Minha mãe sempre cozinhou muito bem e eu amo o que eu faço. Uma das coisas que o buffet se mantém até hoje é o sabor, e a terrine é muito saborosa”, revela. Festas, eventos sociais, casamentos, batizados e jantares já serviram a iguaria ao lado de outras terrines nas mesas de antepastos (antes da refeição).
Segue receita na íntegra:
TERRINE DE BACALHAU
INGREDIENTES:
· 500 gr de bacalhau dessalgado
· 100 gr de manteiga
· 04 colheres (de sopa) de farinha de trigo
· 03 xícaras de leite
· ½ xícara de leite de coco
· 06 ovos
· 02 cebolas médias, 03 tomates, cheiro verde,
pimenta em pó
· 01 pimentão verde grande
· 01 pimentão vermelho
· 08 colheres das de sopa de azeite
· 1 ½ colher das de sopa de extrato de tomate
· Sal a gosto
MODO DE PREPARO:
Leve uma panela ao fogo com o azeite e as cebolas picadas para dourar e depois acrescente os tomates picados, os pimentões, a cebolinha verde, o coentro, o extrato de tomate e a pimenta em pó. Refogue bem e adicione o bacalhau dessalgado cortado em pedaços
regulares depois torne a refogar. Reserve.
Molho branco: doure a farinha de trigo na manteiga, sem contudo, deixar escurecer; mexa sempre com uma colher de pau e junte aos poucos o leite de vaca e o leite de coco, acrescente as gemas. Deixe cozinhar e tempere com sal e pimenta do reino. Deixe esfriar
um pouco e acrescente o bacalhau, misturando bem a massa.
Bata as 8 claras em neve (bem firmes) e adicione bem suavemente ao bacalhau. Coloque numa fôrma de “bolo inglês”, bem untada com manteiga e polvilhada com farinha de rosca. Asse em forno quente, em banho Maria.
Enquanto estiver assando é bom fazer o teste do palito. Quando este sair sequinho, a terrine está pronta e em seguida pode ser desenformada.