O panetone é um dos principais símbolos da ceia natalina. De origem italiana, a receita caiu no gosto do brasileiro a ponto de ser quase impossível pensar no Natal sem automaticamente relacioná-lo a este pão dourado, perfumado e fofinho. A receita original,com frutas cristalizadas, é presença garantida nas mesas mais tradicionais, enquanto as versões com recheios, em diferentes sabores, se consolidaram para atender aos variados gostos do consumidor.
A empresária baiana Joana Arcoverde, que há mais de 25 anos é franqueada exclusiva da Kopenhagen em Salvador e Lauro de Freitas, acredita que a versatilidade dos ingredientes contribui para que o panetone tenha tantos fãs. “A versão tradicional – cuja receita remete à história deste pão, que chegou no país por meio de um imigrante italiano – tem sempre lugar na ceia dos nossos clientes. Mas estamos sempre inovando e hoje temos novas opções com massa de chocolate, recheio de caramelo Melt, mousse, creme de avelã e também opções sem adição de açúcares, zero lactose e sem adoçantes artificiais, para quem tem restrições alimentares. Além de versões de até 1,5kg! Não faltam opções para todos os gostos!”, explica. E, embora conte com um mix de produtos variados na linha de Natal, os diferentes tipos de panetones são a principal procura dos clientes nesta época do ano. Não à toa, a Kopenhagen tem expectativa de aumentar o faturamento em 10% nas vendas de Natal em todo o Brasil, comparado a 2019, e estima um faturamento de
R$165 milhões no bimestre.
A franqueada de Salvador conta, ainda, que os panetones da Kopenhagen são artesanais, pois partem de uma “massa madre”, portanto, são feitos através de uma fermentação natural. “Este é mais um diferencial na receita dos nossos produtos, conferindo ainda mais
qualidade aos panetones. Eles podem ganhar inúmeras versões de sabor e tamanho, mas nunca deixam de estar presentes na confraternização do brasileiro”, comenta a empresária.