Harmonização de 4 Tintos com Pescado e Frutos do Mar

Rompendo as regras: harmonização de 4 tintos com pescado e frutos de mar

É bem verdade que em muitas ocasiões, você já ouviu algo como “o vinho branco só serve para pescado e marisco”, como se fosse parte da herança e sabedoria popular.

Sem dúvida, em termos gerais, é um comentário correto. É um modo útil para marcar os assuntos de harmonização de vinhos tintos com certos tipos de pescados, já que não casavam corretamente, devido à presença de um elevado nível de taninos e uma baixa acidez, nos faz sentir a parte mais metálica dos sabores quando vamos comer marisco. Em alguns casos, esta situação pode mudar nossa capacidade gustativa.

Mas, como em matéria de gostos há muito que falar, hoje indicamos mudar estas regras com ótimas ideias. Vamos tentar procurar tintos que harmonizem com mariscos. Procuraremos vinhos “frutados”, pouco encorpado e ligeiramente ácido. Toda uma firme vontade de romper com as regras estabelecidas!!

 Pinot Noir

Um elegante Pinot Noir meio encorpado é uma boa companhia para o Salmão à grelha ou cozido ao forno. É uma oportunidade perfeita para testar o casamento do Pinot com marcado sabor que lembra a Oceania, por seu sabor fresco, e nos facilite esta união.

 Merlot

O que procuramos é uma acidez refrescante, notas de fruta e terra complexas e taninos muito suaves, um Merlot é uma excelente pedida para acompanhar o atum feita à grelha acompanhado de vegetais. Indicamos sua temperatura a 13 a 14 graus.

 Syrah

Sirva-o com peixe listra, que tem uma carne suave, mas consistente e suavemente condimentada. Este pescado pede um vinho de corpo médio como este , que sem dúvida realça seu sabor com um prato especial condimentado.

 Rioja

Aqui temos uma excelente oportunidade para considerar este como uma dica especial, para casar com um pescado: A próxima vez que tenha uma paella em seu prato, não hesite em escolher um Rioja meio encorpado.

vinhos_caros_1