Faltando exatamente um mês para o Natal, esta segunda-feira, dia 24 de novembro marca o lançamento de Zabé, empreendimento assinado pela empresária Kátia Najara, que traz na bagagem mais de 20 anos de experiência em gastronomia. A prática profissional na cozinha se junta à formação em design de interiores e à atuação como gestora cultural, colunista e escritora para dar vida a um projeto que tem como protagonista uma comida “cotidiana, brasileira e quentinha”. Com foco em delivery, encomendas e pequenas celebrações, o novo negócio estreia em grande estilo, com clássicos que não podem faltar à mesa na hora da ceia natalina.
O menu, enxuto e certeiro, inclui Pernil Suíno ao molho de laranja e tomilho, que vai acompanhado por batatinhas douradas, confit d’alhos, mini cebolas e tomatinhos; Rosbife frio de lagarto com vinagrete balsâmico de abacaxi; Salada de Bacalhau com grão-de-bico, azeitona azapa, cebola, salsinha e azeite de oliva; e, claro, o clássico Peru, laqueado com mel de gengibre e especiarias, servido com farofa de bacon, uva-passa branca embebida em vinho e cebolinha. Todas as informações estão disponíveis no perfil @zabesalvador, no Instagram, e os pedidos serão recebidos exclusivamente pelo WhatsApp (71) 98828-8848.
“Apostei nas vedetes da mesa de Natal e na variedade da proteína animal, oferecendo ave, mar, uma opção bovina e outra suína. E também pensei na praticidade das minhas clientes, com duas opções de pratos frios que vão direto da embalagem biodegradável para a tigela linda da família. Já o peru e o pernil vão em uma assadeira de aço que vai ao forno para aquecer e segue direto para a mesa, dispensando maiores manipulações. Cada um deles foi pensado para dar um toque especial às celebrações, seja uma ceia em família, um evento corporativo ou aquele pré-Natal entre amigos”, diz Kátia Najara. Além de comandar a produção na cozinha, ela acompanha cada encomenda, do pedido à entrega. Entre um momento e outro, oferece orientações para aquecer e servir, além de dicas para incrementar a decoração dos pratos e montar a mesa.
A atenção aos detalhes é um dos traços do conceito de Zabé, apelido carinhoso que nasce da corruptela de Izabel e representa as tantas cozinheiras anônimas de mão cheia espalhadas país afora, que nos ensinaram tudo o que sabemos sobre a autêntica comida brasileira. Ao mesmo tempo, Zabé também flerta com ingredientes, técnicas e tendências de uma gastronomia contemporânea em permanente evolução. O resultado é um capricho que mora na simplicidade e a garantia de uma comida que aquece o coração.
Após a temporada de Natal, o projeto se amplia para oferecer um menu variado para o almoço fresco cotidiano, via delivery. Os clientes também terão a oportunidade de agendar a entrega ou retirada de kits de comida congelada para organizar a alimentação mensal da família ou atender demandas sazonais, como a presença de hóspedes em casa – o congelamento é uma opção, ainda, para abastecer o freezer de turistas que buscam praticidade durante seus dias de descanso na Bahia. Outra possibilidade é encomendar pratos de festa para celebrações em casa ou na empresa. Zabé também oferecerá aulas de culinária, serviços de locação de utensílios e reserva de espaço para reuniões, estudos e encontros à mesa para pequenos grupos.
*Quem está à frente de Zabé* – Formada em design de interiores pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia e como cozinheira profissional pelo Senac, Kátia Najara atuou por quase 20 anos como produtora e gestora cultural antes de se dedicar exclusivamente à gastronomia.
Sua trajetória na cozinha começou no início dos anos 2000, com o icônico blog Rainhas do Lar, criado em parceria com Fabiana Zanelatti. Mais tarde, o sucesso estrondoso do canal resultou no livro O Pequeno Manual da Cozinha (Editora Verus/Record), premiado na categoria Easy Recipes do Gourmand Word Cookbook Awards, em 2011. A autora também colaborou com a publicação Comida com gosto de licuri, a convite da associação Slow Food Brasil. Teve textos publicados no jornal Correio Braziliense e atuou como colunista de gastronomia em A Tarde. Atualmente, assina a coluna Boca Livre no Correio.
Em 2009, foi convidada pelo Ministério das Relações Exteriores como representante da culinária brasileira para ministrar um curso para mulheres em situação de risco em Cabo Verde, na África. Em 2012, protagonizou a Cozinha Finna, primeira websérie feita na Bahia, produzida pelo grupo MDias Branco; em 2013, foi convidada como embaixadora da cozinha baiana para a gravação do projeto Identidade, promovido pela Todeschini com chefs de todo o Brasil; em 2016, foi destaque em #ElaFazHistória, campanha nacional voltada para o empreendedorismo feminino produzida pelo Facebook; em 2018, participou do projeto #TodoDiaDelas, lançado pela Huffpost Brasil para celebrar o Dia Internacional da Mulher.
Da combinação entre gastronomia e cultura nasceram projetos como a Pequena Escola de Culinária da Katita e o Quintas Bistrô, além de restaurantes temporários em festivais como o Fiac – Festival Internacional de Artes Cênicas da Bahia (2013) e o IC Encontro de Artes (2015). Os múltiplos talentos também abriram caminhos para a realização de consultorias e produção de celebrações sociais e corporativas.
Fotos: Pedro Mascarenhas
