Três chefs sul-americanos ganham algumas das principais cozinhas do mundo

Três chefs sul-americanos ganham algumas das principais cozinhas do mundo

Com ingredientes frescos e saudáveis chefs destacam a importância do continente em seus preparos!

Pulpo

A gastronomia vem ganhando cada dia mais destaque nos roteiros de viagem. Afinal, uma boa comida faz com que uma experiência se torne ainda mais inesquecível. A novidade é que em meio a destinos cobiçados pelos brasileiros estão chefs preocupados com a qualidade, origem e preparo cuidadoso dos alimentos.

É o caso do uruguaio Alberto Damián Fernandez que leva para às mesas do hotel Vira Vira, em Pucón, no Chile, ingredientes naturais cultivados no próprio hotel, a chamada filosofia Farm to table. Todos os dias, Damián se junta à sua equipe para preparar uma seleção de dois menus completos, cuidadosamente elaborados no local e acompanhados por um vinho selecionado, da própria região chilena. Sua cozinha mistura receitas locais dos povos indígenas de Pucón com um toque moderno. Os ingredientes verdadeiramente frescos e saudáveis são fornecidos pela fazenda de 40 hectares pertencente ao hotel.

Ingredientes naturais levados a mesa pelo uruguaio Damián Fernandez, do hotel Vira Vira, no Chile

Um pouco mais ao norte do continente americano está Nano Crespo, chef executivo do recém-inaugurado Quinto La Huella, o restaurante assinatura do hotel EAST, Miami, localizado na região de Brickell. Crespo cresceu no restaurante da família de seu pai em Buenos Aires, e começou cedo na cozinha. Aos 19 anos, já estava inscrito no Culinary Art Institute da Argentina. Depois seguiu para a Califórnia, onde absorveu intensamente o valor “do campo à mesa” pregado por lá e aperfeiçoou uma culinária direta e rústica, que continua no Quinto La Huella. “Minha maior inspiração foi minha avó e meu pai: ela o ensinou a cozinhar, e ele por sua vez me ensinou”, diz Crespo. “Minha família me incentivou a ir para a escola de culinária já que cozinhar era minha única e verdadeira paixão, e sem eles eu duvido que estaria onde estou hoje”, conclui Crespo.

Hanging’ Tomahawk Steak, criação de Francis Malman, chef do restaurante Los Fuegos, em Miami

Sua inspiração vem da parrilla (um tipo de grelha usada para cozinhar churrasco, comumente encontrados na América Latina), com uma ampla variedade de pratos de grãos da América do Sul, produtos frescos do sul da Flórida, pizza, massas, e uma gama de itens feitos sobre a chama aberta da parrilla. E foi justamente o mesmo asado argentino que fez outro chef ganhar destaque internacional. Sob o comandado do também argentino Francis Mallmann, o restaurante Los Fuegos oferece uma experiência contemporânea do tradicional asado argentino no Faena Hotel Miami Beach. O restaurante traz os ousados sabores da cozinha argentina para Miami e marca a abertura do único estabelecimento de Mallmann na América do Norte. Mallmann traz o fogo e os aromas que só podem ser alcançados em grelhas; fazendo com que os pratos do Los Fuegos sejam marcados por sabores ousados, surpreendentes ao paladar e ao mesmo tempo sofisticados e sedutores.

Aos viajantes de plantão e amantes da boa gastronomia só resta se deliciar com estes presentes da América do Sul para o mundo.