Reunindo 46 bares, o concurso acontece de 7 de abril a 7 de maio, na capital baiana.
Com mote ‘A vida é feita de buteco!’, acontece entre os dias 7 de abril e 7 de maio, a 16ª edição do Comida di Buteco, em Salvador. Serão 46 butecos participantes dessa competição gastronômica que desenvolve a economia local, promove a geração de empregos e fortalece em todo país a transformação de vidas através da cozinha raiz.
Com número recorde de participantes na capital soteropolitana, os bares estão distribuídos em diversos bairros ao longo da cidade, são eles: Santo Antônio, Engenho Velho De Brotas, Armação, Itapuã, Stiep, Nazaré, Federação, Saboeiro, Stella Maris, Jaguaribe, Rio Vermelho, Cabula VI, São Marcos, Alto Da Terezinha, Dois De Julho, Canabrava, Capelinha, Vila Laura, Resgate, São Caetano, Barra, Plataforma, Pituba, Tancredo Neves, Campo Grande, Ribeira, Imbuí, Campinas De Brotas, Pernambués, Boca Do Rio, Lobato, Caminho Das Árvores e Barris.
Bienalmente a organização lança aos participantes o desafio de trabalharem com uma temática para a criação dos petiscos. Para essa edição, o CdB trouxe o tema ‘Ervas e Especiarias’, que remonta aos primórdios da história da humanidade, enriquecendo a comida de buteco raiz. Com valor fixo de R$30,00 para o prato participante de cada estabelecimento, os cozinheiros e cozinheiras devem ter o tema como base das suas produções, sem deixar de lado a criatividade, identidade e originalidade.
Segundo Max Rogers, coordenador regional do Comida di Buteco, as expectativas para 2023 são altas. “Recebi a missão de resgatar os butecos autênticos da capital baiana, e ao conhecer a cidade percebi o quanto o desafio será grande, já que estamos falando da Bahia e de tudo que ela representa. Por isso, com o passar dos dias, a expectativa só aumenta. O nosso maior sonho é transformar vidas através da cozinha raiz e tornar o mês de abril, no mês dos Butecos. O nosso propósito é dar voz aos donos de butecos, de modo que eles possam mostrar a essência das suas cozinhas e apresentar a história da culinária baiana. A missão é grande, mas tenho certeza de que ao longo do caminho, vamos fazer esse sonho virar realidade.”
Reforçando que a cultura raiz vive, o concurso vem para fortalecer a importância do negócio tão forte e representativo em todo o país, que são os butecos. Max explica que durante os 30 dias, a mecânica do concurso acontece da seguinte maneira: “o público e um corpo de jurados visita, vota e elege o campeão, avaliando quatro categorias: petisco, atendimento, higiene e temperatura da bebida. O petisco leva 70% do peso da nota e as demais categorias 10% cada uma. O voto do público vale 50% do peso total e dos jurados 50%”, destaca. O buteco que alcançar maior nota em âmbito global, ganha o título de vencedor da edição em nível local, e entra na competição nacional.
Sobre o Concurso
Funcionando como uma competição entre butecos, o concurso busca reconhecer o melhor entre as mais de 40 cidades brasileiras participantes, divididas em 25 circuitos, considerando pontos como petisco, atendimento, higiene e temperatura da bebida. Por isso, a cada ano é eleito o vencedor da cidade, que então participa da competição nacional, elegendo assim o melhor buteco do país. Como forma de garantir a alta qualidade de produtos e atendimento entre os participantes, 20% dos últimos colocados perdem o direito de participar do concurso no ano seguinte, gerando assim a oportunidade de outros butecos participarem do concurso.
Reconhecido como um dos mais importantes e transformadores concursos gastronômicos do país, os butecos participantes são selecionados com um ano de antecedência. Para participar, os butecos – que são indicados pelo público -, são convidados de acordo com os critérios do concurso e participam gratuitamente, criando um petisco autoral, seguindo as regras do ano. Com participação popular e júri especializado, que dão notas de 1 a 10 para 4 quesitos: petisco, higiene, atendimento e temperatura da bebida. O peso do júri e do público é de 50% cada.
Na segunda etapa, que ocorre no mês julho, uma nova comissão de jurados é escolhida para visitar os campeões em cada cidade. Neste momento, os butecos vencedores recebem três jurados para a reavaliação das quatro categorias, onde então é escolhido o melhor buteco do país, em uma festa realizada em São Paulo.
Com a missão de ‘Transformar Vidas Através da Cozinha de Raiz – Buteco Extensão de Sua Casa’, o concurso conta com Apresentação da Piraquê; Banco Oficial Santander; Patrocínio da McCain; Apoio da Zero Cal, Chandon, Sympla, Coca Cola e Gin Gordon’s; Cerveja Oficial Eisenbahn; Apoio Institucional Abrasel e Tambaú; Promoção da Globo.
Sobre Comida Di Buteco
Nascido no ano 2000, na cidade de Belo Horizonte, o Comida di Buteco tem o objetivo de resgatar os butecos autênticos, aqueles que todo mundo tem no coração.
Primeiro concurso do gênero no país, em sua última edição alcançou resultados surpreendentes e atingiu marcas históricas: 800 butecos participantes; mais de 9 milhões de pessoas impactadas diretamente nos butecos, 900 mil votos; 10 milhões de alcance nas redes sociais, com 82 milhões de impressões nas redes sociais do concurso; 9 milhões de pageviews no site; 100 mil turistas presentes nos circuitos; e mais de 8 mil empregos gerados.
Com o compromisso de ‘Transformar Vidas Através da Cozinha de Raiz – Buteco Extensão de Sua Casa’, o concurso tem como perfil de butecos selecionados apenas os negócios familiares, não contemplando redes, nem franquias.
Ao longo das suas 23 edições, o Comida di Buteco cresceu e hoje é uma fonte de geração de empregos, impostos, incentivo ao turismo e abrangência de grandes parceiros, mídia, jornalismo e influenciadores.
*Mas porque “Buteco”?*
Buteco, com “U”, é como os mineiros chamam carinhosamente seus bares. Significa acima de tudo simplicidade e autenticidade. Sempre foi sinônimo de comida boa, ambiente democrático e descontração, e esse formato não mudou nada! Ao longo dos anos, o Concurso foi caindo no gosto de outras regiões e conquistando espaço entre esses 25 circuitos.