Chef Wanderson Medeiros, do Picuí, se apresenta na Cozinha Show do Tempero Bahia

O chef de Alagoas ensinará o preparo da tradicional carne do sol, no domingo, 27 de julho, com aula show gratuita, e degustação do prato, no Passeio Público de Salvador

A autenticidade de uma das iguarias deliciosas e nordestinas, a carne do sol, vai ser a estrela da vez, no segundo dia da Cozinha Show do Festival Tempero Bahia. Um dos chefs nordestinos convidados é Wanderson Medeiros – proprietário dos restaurantes Picuí, há 33 anos, em Maceió, e o Canto Picuí, 1 ano e meio, em São Paulo, no bairro de Pinheiros -, que ensinará o preparo da carne do sol, através do prato Carne do sol com pirão de queijo coalho e chips de macaxeira, no dia 27 de agosto, no Passeio Público de Salvador, onde acontecem atividades gastronômicas e culturais do festival. Com vagas limitadas à capacidade do local, a aula é gratuita, mediante inscrições em breve, no Sympla.

Fazendo parte da família há várias gerações, a carne do sol de alcatra e contra filé, produzida pela casa, sempre foi a queridinha do cardápio do restaurante do chef, o Picuí, acompanhada de feijão verde, macaxeira frita, farofa, vinagrete, arroz e paçoca de carne do sol. “Na Cozinha Show vou mostrar como é feito o pirão de queijo coalho, uma ideia de meus pais, para acrescentar ao prato, deixando mais saboroso”, revela Medeiros, que faz parte da quinta geração de produtores de carne do sol da família.

Sob o tema “Sou Bahia, Sou Nordeste”, O TEMPERO BAHIA, que acontece de 24 de agosto a 3 de setembro, tem o patrocínio da Coca-Cola e do Governo do Estado, através do Fazcultura, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda, e o apoio do SENAC, SEBRAE, e da Prefeitura de Salvador, com realização da 2D Projetos Culturais e Eventos. Para acompanhar mais detalhes sobre o evento basta acessar o site https://www.temperooficial.com.br/bahia//index.html e @temperooficial_

Sobre o chef Wanderson Medeiros

Criado em Picuí, no interior da Paraíba, Wanderson Medeiros, um dos criadores e adeptos da Nova Cozinha Nordestina, se estabeleceu em Maceió. Por lá, comanda o restaurante Picuí (desde 1999) e também outros negócios, como o restaurante Canto do Picuí, no bairro de Pinheiros, em São Paulo, o W Gourmet, assinando casamentos badalados que acontecem em São Miguel dos Milagres, onde também é o responsável pelo cardápio das Pousadas Haya e ZAI Patacho. Com seu carisma, excelência no trabalho e ousadia em suas criações, o chef alagoano de coração, que participa de diversos festivais gastronômicos, acumula importantes premiações ao longo de sua trajetória.

Dentre elas, chef do Ano pela revista VEJA COMER & BEBER MACEIÓ 2011/2012, chef do Ano do País em 2014/2015 pela Revista QUEM em premiação no Rio de Janeiro, Melhor Chef Banqueteiro do país / Melhor Buffet pelo Prêmio Melhores do Ano Prazeres da Mesa em São Paulo (2018/2022), além de ter feito parte do time de chefes que representou o Brasil no Madrid Fusion, mais respeitado evento de gastronomia do mundo, apresentou durante 8 anos o quadro de culinária do programa Feito Pra Você (TV Record-AL), ministrou um Workshop para os participantes do SUPER CHEF no Programa Mais você da Ana Maria Braga (Rede Globo) e muito mais.