De 13 de abril a 13 de maio, Salvador recebeu a 5ª edição do Comida di Buteco 2012, conhecido como o maior concurso gastronômico de botecos do país. Somente na capital baiana, 30 bares participaram da disputa com 30 tira-gostos inéditos, criados especialmente para a ocasião. Os petiscos deveriam ser preparados com ingredientes regionais para reforçar a missão do evento que é resgatar e valorizar a culinária de raiz.
Neste ano, o Comida di Buteco aconteceu simultaneamente em 15 cidades do país – Salvador (BA), Belo Horizonte (MG), Uberlândia (MG), Montes Claros (MG), Ipatinga (MG), Poços de Caldas (MG), Juiz de Fora (MG), Manaus (AM), Belém (PA), Rio de Janeiro (RJ), São José do Rio Preto (SP), Campinas (SP), Ribeirão Preto (SP), Fortaleza (CE) e Goiânia (GO).
Em junho será a vez da cidade de São Paulo, que receberá o evento pela primeira vez. Ao todo, 379 botecos irão disputar o prêmio em todo o Brasil.
O Comida di Buteco está completando 12 anos superando as expectativas a cada edição. Somente no ano passado, os botecos de todo o Brasil receberam um público total de 2,3 milhões de pessoas. Este número consolida o concurso mostrando a receptividade e a aderência do público ao evento. Com a grande movimentação nos botecos participantes, a edição de 2011 vendeu mais de 260 mil tira-gostos e passou a marca dos 320 mil votos.
Idealizado pelo gastrônomo Eduardo Maya, o concurso estimula, sobretudo, a valorização dos ingredientes regionais e a criatividade para a elaboração dos pratos. Para escolher os botecos que irão participar do concurso e buscar novas inspirações, Maya que é estudioso da cultura e culinária de raiz, percorre mais de mil estabelecimentos no Brasil e no mundo, por ano. Atualmente, o especialista em botecos mantém o “Centro Culinário”, escola e espaço de pesquisa, onde procura passar aos seus alunos, não apenas receitas, mas toda a cultura envolvendo os temas em questão. “Hoje tenho alunos que são desde chefes e donos de restaurantes até pessoas que admiram o tema como um hobbie”, orgulha-se.