COMIDA DI BUTECO 2021: SALVE OS BUTECOS!

Após 4 adiamentos em função da pandemia, o concurso mais amado do Brasil está de volta:
de 30 de julho a 29 de agosto acontece o concurso Comida di Buteco, em sua 13º em Salvador, pela primeira vez em sua história, com foco no delivery! Participarão 33 butecos, que vão desenvolver receitas de petiscos com o tema desta edição: RAÍZES.

Tema Raízes – Raízes, tanto com o sentido intrínseco das receitas como também da origem, princípio, cerne. São muitas opções de fácil acessibilidade e infinitas possibilidades de combinações. Batata, mandioquinha, beterraba, cenoura, são apenas alguns exemplos que aguçaram a criatividade dos cozinheiros e que vão despertar a curiosidade do público. Todos os butecos participantes desenvolveram as receitas dos petiscos 2021 contendo uma ou mais raízes. E, continuando a tradição de oferecer petiscos a um preço justo e que permita experimentar as criações de butecos, os petiscos 2021 terão um preço fixo de R$ 27,00.

Pensando na segurança, o concurso vai incentivar o consumo nos botecos participantes através do delivery e reserva de mesa, além do uso de máscaras e higienização de mãos e do ambiente com frequência. Os clientes podem fazer as reservas através da plataforma TAGME e consultar os cardápios digitais com QRCODE. Tudo isso tem o objetivo de controlar o fluxo de pessoas, garantindo assim mais segurança.Salve os butecos – O Comida di Buteco tem como missão TRANSFORMAR VIDAS ATRAVÉS DA COZINHA DE RAIZ – BUTECO EXTENSÃO DE SUA CASA e tem como objetivo gerar a inclusão sócio econômica do pequeno negócio familiar, chamado boteco/bar. Trazer visibilidade e dar a oportunidade de serem inseridos dentro da sociedade de forma digna e
valorizá-los.

Diante de toda a tragédia que vem acontecendo no mundo inteiro com a pandemia, nunca se fizeram tão necessárias iniciativas como o Comida di Buteco, não só pelo lado financeiro, mas também pelo lado psicológico, de levar esperança a essas pessoas e ressaltar que é possível que suas vidas voltem ao normal; enfim, gerar uma expectativa positiva. O concurso conta ainda com o apoio da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e vai respeitar as deliberações da prefeitura de Salvador e do governo estadual, em relação ao controle da pandemia e horário de funcionamento dos bares. Dos 720 butecos participantes na edição anterior em todo o Brasil, somente 550 seguem abertos e mais de 70% deles com dívidas. Diante de toda a tragédia que vem acontecendo no mundo inteiro, nunca se fez tão necessário tudo que fazemos, não só pelo lado financeiro, mas também pelo lado psicológico, de levar esperança a essas pessoas e que será possível a vida delas voltar ao normal.
Por isso, mais do que nunca, o público pode ajudar, prestigiando os butecos via delivery, trazendo não apenas faturamento adicional a eles, mas sua força e pensamento positivo para a recuperação de todos. E para isso criamos o movimento Salve os Butecos!
Nosso objetivo no Salve os Butecos é ajudar a gerar fluxo de caixa para os butecos, de forma que eles possam se reerguer. Todos podem participar: consumidores, empresas, veículos de comunicação e mídia. As doações podem ser em espécie; produtos, no caso de empresas que atendem diretamente os butecos e espaços na mídia para divulgar a campanha. Nossa meta é arrecadar R$ 3 milhões entre julho e agosto e dividir igualmente entre os butecos participantes do concurso. O acompanhamento das doações será através do “butecômetro” no site comidadibuteco.com.br.

A conta para doações é:
BANCO SANTANDER
Agência 1595
Conta 130023050
Comida di Buteco Produções Gastronômicas LTDA

Segurança – Neste 2021, pela primeira vez em sua história, o concurso terá um formato
híbrido, pois os consumidores poderão provar os petiscos participantes do concurso através do delivery ou buscando nos butecos, no formato “para levar”. Para isso, vamos divulgar os telefones dos butecos participantes no nosso site para que você possa pedir o petisco diretamente a eles, seja por telefone ou mensagem de what’s app. Em BH e Curitiba estabelecemos uma parceria com o 99Food, que entregará os petiscos participantes com
exclusividade em termos de aplicativo de entregas.
Os butecos participantes do Comida di Buteco estão sujeitos às regras de funcionamento dos bares determinada pelos governos municipais em cada cidade onde o concurso acontece. Temos orientado os butecos participantes a cumprir rigorosamente as regras definidas e limitar o atendimento à capacidade permitida no estabelecimento e estamos continuamente checando e reforçando esse cumprimento.

Fizemos vários esforços no sentido de poder realizar o concurso de forma híbrida, isto é, o consumidor poderá pedir o petisco participante via delivery/para levar ou, se sentindo seguro seja por vacinação concluída ou pelas medidas de proteção individual e também de cada buteco, participar presencialmente. Dentre estes esforços, viabilizamos uma parceria com a Tagme – plataforma que permite o agendamento de mesas e a digitalização dos cardápios – para que os butequeiros possam planejar com segurança sua ida ao buteco. Esta ferramenta está acessível através do site www.comidadibuteco.com.br localizando o buteco que quer visitar em cada cidade e clicando no botão Tagme. Desta maneira, aquele horário a mesa reservada estará disponível de acordo com os critérios estabelecidos nas reservas.

Elaboramos também uma lista de dicas para os consumidores, para que eles também respeitem as regras e não causem constrangimento aos butecos e eventualmente multas e fechamentos pelo poder público bem como desclassificação no concurso Comida di Buteco por desrespeitar as regras de funcionamento de forma reincidente. Vamos divulgar estas dicas em nossa comunicação nas redes sociais, website, dentro dos butecos e junto aos veículos de imprensa que fazem a cobertura do concurso. Como exemplo destas recomendações e dicas temos “não servir ninguém que não esteja sentado nem efetuar vendas para que as pessoas consumam em pé ao redor do bar”.

Acreditamos que o público tem como desfrutar e participar do concurso ajudando os butecos e de acordo com as regras que trarão segurança a todos: consumidores e equipes dos butecos. Sobre o concurso – O Comida di Buteco nasceu no ano 2000, na cidade de Belo Horizonte, como uma atividade da extinta Rádio Geraes e hoje cobre todo o país, sendo realizado simultaneamente em 21 praças e desde 2016 elege também o MELHOR BUTECO DO BRASIL.
Ele é o primeiro concurso do gênero no país e tem os seguintes resultados no ano de 2019 (última edição realizada):
o 21 circuitos de Norte a Sul do País, abrangendo 40 cidades; o 650 butecos participantes; o 800.000 votos; o 480.000 petiscos vendidos; o 7.500 empregos diretos gerados o 8 milhões de pessoas impactadas nos butecos; o 30 milhões de pessoas alcançadas nas redes sociais.

CONFIRA A LISTA DOS BARES PARTICIPANTES:

Abará da Vovó – Africanidades: O petisco traz uma apresentação diversificada de raízes a partir do purê de inhame, farofa de farinha de mandioca com cenoura e salada vinagrete que acompanham uma paçoca de carne – seca.

Bakkana´s Bar – O Patrão: Filé especial ao molho agridoce. Acompanha aipim cozido ao molho de queijo e cebola empanada.

Bar das Meninas – Pecado:Tortilha frita de batata doce recheada com pernil ao molho de cachaça, mel de maçã e queijo cheddar.

Bar Koisa Nossa (Os Internacionais)- Raízes do Mar: Mix de lambreta, camarão, polvo, bacalhau, cenoura, batata, acompanhado com torrada de alho.

Bar Lagoa dos Frades – Canto, Sol e Raiz : Carne de sol suína, servida com cenoura chips temperada e molho parmesão

Biritódramo Bar de Praia – Batata Sertaneja: Batata canoa frita, coberta com requeijão, chedder, carne seca desfiada, queijo coalho ralado e por último torresmo de bacom. Servido com molho tártaro.

Boteco da Resenha – Boca de 4: Filé de merluza empanado servido com macaxeira frita

Boteco do Piri – Rota da Larica: Sarapatel de frutos do mar com farofa de cenoura e especiarias.

Boteco do Tomé – Inhambará de Lagosta: Bolinho de inhame cozido na palha de bananeira com recheio de lagosta.

Cantina dos Artistas – Abre-caminhos: Cacetinhos de aipim e batata-doce empanados e fritos, servido com cupim na chapa ao molho de ervas-frescas

Caranguejo do Pascoal – Estela de Davi: Mini-moqueca de abará do amendoim, servida com arroz de coco, pirão de mandioca do pascoal e conserva de pimentas.

Casa de Carmem – Escondidinho do Antônio: Escondidinho de inhame com carne seca desfiada, calabresa e bacon. Acompanha cebola empanada com patê de alho.

Crisana – Não fuja de suas raízes: Carne suína especial servida com cebola e aipin. Acompanha palitos de mussarela, aneis de cebola empanados e molhos da casa.

Delicias do Mar – Arraia do Delícias do Mar: Arraia empanada no alho poró servida com pirão de batata doce

Força’s Bar – Mix de Raízes: Lombo recheado com queijo e bacon servido com mix de raízes. Acompanha rodela de cebola empanada.

Linha´s Bar – Polvo ao Pomodoro: Polvo servido ao molho pomodoro levemente picante. Acompanha chips de batata doce.

Lopandra – Travesseiros de Fraldinha: Travesseiros cremosos de aipim com parmesão fritos cobertos com cream cheese, ragu de fraldinha, geleia de pimenta rubra e crocante de chips de batata doce.

Mar e Sol – Almôndega Sertaneja: Almôndega de carne de sertão acompanhada de creme de batata doce apimentada.

Mocambinho – Farofa do Poeta: Filé de fumeiro com cebola rocha e manteiga de garrafa acompanham farofa d’água de beterraba com gengibre e vinagrete de abacaxi

Navona Bar do Tonho – Meu querido: Costela de boi ao forno servida com batata rústica e farofa especial

Nova Alegria – Bacalhau na Toca: Cebolas empanadas e recheadas com bacalhau

O Cervejeiro Bar – Batata Cervejeira: Batata recheada com carne de sol desfiada e bacon. Acompanha molho reduzido ao vinho e cebola

Oxente Bar e Petiscaria – Casal Raiz: Refogado de alho poró com cebola caramelizada recheado com lombo defumado servido em forminhas fritas.

Panela de Barro – Metamorfose Ambulante: Carpaccio de beterraba com carne seca acebolada e queijo coalho maçaricado

Petiscaria Quintal de Casa – Macaxeira Imperial: Aipim empanado ao murro com sal e manteiga ao creme de camarão

Quintal Raso da Catarina – Gororoba de Raízes: Feijoada com 3 tipos de grãos (milho, feijão mulatinho e feijão branco) com carnes defumadas e raízes (aipim, batata inglesa, cenoura e batata doce).

R’Canto do Pascoal – Divina moqueca: Moqueca de fato servida com creme de aipim e salada de rabanete, cenoura e nabo. Acompanha honey mustard e uma dose de licor de gengibre

Recanto do Moura – De Lamber os Dedos: Filé mignon suíno marinado com especiarias, servido com purê de batata doce. Acompanha farofa de castanha, geléia de pimenta biquinho e chips de batata doce.

Recanto Encontro com o Mar – Pivete Doido: Purê de batata doce com camarão

Rita da Lambreta – Bobó Africano: Bobó de inhame com camarão

Sushili – Minha Jangada Pururuca: de macarrão ao alho e cebola servido com salmão defumado acompanhado ao molho de raiz forte e gengibre.

Velho Espanha Bar e Cultura – Bacurau com molho doce resistência: Quadradinho de aipim cremoso com recheio de carne seca e queijo coalho, com crosta de tapioca, ao molho de melaço e cebola.

Xique Xique – Porco Arretado: Filé mignon suíno servido com creme de batata roxa com beterraba, acompanhadocom molho de tamarindo.