A culinária da Bahia é uma das mais ricas e distintas do Brasil, fortemente influenciada pela herança africana, indígena e portuguesa. Pratos famosos como o acarajé, o vatapá, o caruru e a moqueca são ícones da culinária local. Quando um prato desse é preparado, cada ingrediente torna-se um símbolo da história.
A culinária baiana tem uma grande quantidade de pratos típicos, mas hoje gostaria de compartilhar um pouco sobre o xinxim de galinha. Além de ser saboroso, é um prato tradicional, resultado da influência africana e indígena na região. Teve origem no período colonial, onde os escravos africanos trouxeram consigo a receita do “xinshim” ou “cushcush”, uma pasta de amendoim com carne de frango. Hoje, essa iguaria foi adaptada com ingredientes locais, como cebola, alho, pimentão, coentro, gengibre e o azeite de dendê. O prato combina sabores doces, salgados e picantes, e é frequentemente servido com arroz, farofa de dendê e camarão seco. O xinxim de galinha se tornou uma parte importante das celebrações e festividades na Bahia, refletindo a diversidade cultural e a herança dos povos que moldaram a cozinha baiana. Hoje, é uma iguaria apreciada tanto por baianos quanto por visitantes em busca dos sabores autênticos da região.
E para não te deixar apenas com água na boca, quero compartilhar minha receita de xinxim de galinha e manter nossa história cada dia mais viva.
Receita de xinxim de galinha
Ingredientes
– 1kg de peito de frango ou sobrecoxa
– 1 cebola
– 4 dentes de alho
– Sal a gosto
– 1/2 maço de coentro
– 2 xícaras de leite de coco
– 100g de camarão seco
– 40g de amendoim
– 40g de castanha
– 3 limões
– 4 colheres de azeite de dendê
– 1 colher de gengibre
– 1 colher de chá de pimenta do reino
Modo de preparo
1- Comece por temperar o frango com alho, pimenta do reino e limão, sal, deixe ficar por 20 minutos.
2- Após esse tempo, leve ao fogo médio uma panela grande com azeite de dendê. Quando estiver quente, adicione a cebola, tomate e gengibre. Em seguida adicione o frango e mexa de vez em quando.
3- Coloque no liquidificador a castanha, amendoim e leite de coco, e a metade do camarão. Bata bastante, por aproximadamente 1 ou 2 minutos.
4- Adicione a pasta no frango e a outra metade do camarão e deixe cozinhar em fogo médio.
5- Para finalizar, coloque um pouco de coentro por cima do caldo e sirva.
Dica: Se o caldo secar, adicione um pouco de água.
Deia Lopes – Chef e proprietária da Toca da Tapioca e Coordernadora do Festival Arte e Gastronomia, em Serra Grande (BA). Ex-participante do programa Cook Island: Ilha do Sabor do GNT.