Ecoturismo e Trilha em Itacaré

Nosso terceiro dia de Festival Gastronômico Sabores de Itacaré foi com muita aventura e Ecoturismo na Trilha das Quatro Praias (EngenhocaHavaizinhoCamboinha (Camboa) e Itacarezinho), finalizando no delicioso almoço no Restaurante Itacarezinho.

Uma das principais características do litoral de Itacaré é a singularidade das praias,  pois algumas são extensas com costões cobertas de mata atlântica e outras menores com o chame dos coqueirais. A trilha Ecológica que percorre as praias paradisíacas e selvagens começa em direção a Praia da Engenhoca, a principio eu fiquei bem receosa, pois foi um período de muita chuva na região e o solo estaria úmido e escorregadio, “masss”… ir a Itacaré e não fazer a trilha das 4 Praias não faz o menor sentido! Então, encarei o desafio e #partiu #trilha.

O acesso a todas as praias é grátis para quem chega caminhando, então a Van nos deixa na estrada aproximadamente no km 12 da Rodovia BA-001 num ponto estratégico onde tem uma barraquinha vendendo bebidas. Se não levou água, compre!

Engenhoca
Desse ponto até a famosa Praia da Engenhoca são aproximadamente 20 a 30 min de caminhada na Mata Atlântica e aí você se depara com um pedacinho do Paraíso na terra. Deserta e lindíssima a Praia da Engenhoca é especial e considerada a melhor praia para o Surf, com suas ondas perfeitas e seu Riacho que forma uma piscina natural de água doce. A praia oferece infraestrutura mínima com barraca de bebidas e tapioca.

 

Parada pra foto na Jaqueira | Figueira

Bem Vindos a Praia da Engenhoca
O Paraiso é aqui em Itacaré!
Turma de Jornalistas na Praia da Engenhoca
Praia da Engenhoca

Praia do Havaizinho

Da Praia da Engenhoca até a Praia do Havaizinho são mais 20 a 30 min de caminhada. E o visual já vai ficando diferente, a mata começa a dar lugar a rochas… A Praia do Havaizinho é  constituída por enseadas e recifes com ondas fortes. Aqui ainda é possível encontrar barracas com bebidas.

Chegada na Praia do Havaizinho
Feliz com mais uma etapa cumprida!

Barracas na Praia do Havaizinho
Partiu Camboa

Praia da Camboa ou Camboinha

Da Praia do Havaizinho até a Praia da Camboa é rapidinho uns 15 a 20 min de trilha, margeando a encosta do mar, aí bate aquela sensação de liberdade que renova as energias pra continuar na trilha apesar de pontos com muita emoção nesse trecho, como descer a encosta pelas pedras com ajuda de uma corda( pra quem não quer emoção pode ir pelas pedras). A Praia é deserta, então foi só uma passadinha, com a Chuva o mar não estava azul, mas ainda sim com seus encantos .

A caminho da Praia da Camboa
Visual incrivel
“Daqui do alto eu te vejo”

Praia de Itacarezinho

Da Praia da Camboa a Praia de Itacarezinho o percurso dura uns 20 a 30 min de trilha com uma subida íngreme na Mata, que pede mais folego. Então, o segredo é respirar fundo e subir sem perder o pique. No caminho é possível encontrar várias nascentes e como tudo que sobe, tem que descer… a descida é por uma trilha estreita a beira da encosta, mas calma que tem um corrimão improvisado que dá uma segurança e pra descer todo santo ajuda.

A Praia do Itacarezinho é linda e o mar com bastante ondas, mas depois de 3hs de trilha(sim… 3hs contando a parada de 30 minutos na Engenhoca e as paradas para fotos e videos) eu só queria uma chuveirada e água de coco bem gelada para me hidratar e nada melhor do que curtir o conforto do Restaurante Itacarezinho. Confira a parte gastronômica do Restaurante Itacarezinho no Post Gastronomia em Itacaré.

Descida no ultimo trecho da trilha
Chegada ao Restaurante Itacarezinho

*Dicas: Na trilha use tênis, roupas leves e Boné, uma mochila pequena com água e a kanga ajuda bastante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *