Inauguração da Galeria Luiz Fernando Landeiro

O Rio Vermelho, conhecido como “o bairro dos artistas” ganhou um novo espaço para as artes plásticas com a chegada da Galeria Luiz Fernando Landeiro Arte Contemporânea, inaugurada no dia de ontem[22].Com localização privilegiada, de frente para o mar da Praia da Paciência, a casa foi aberta aos ilustres convidados com a exposição A sombra do delírio verde da artista plástica carioca Alessandra Vaghi, com instalações, esculturas, telas, azulejos, fotos e videoarte.

A Galeria Luiz Fernando Landeiro Arte Contemporânea tem como proposta mostrar a arte contemporânea não convencional. Sua principal missão é difundir a arte em uma expressão livre, além de incentivar o colecionismo. Com consciência sociocultural marcante e linha de trabalho alinhada com a arte em todas as suas expressões, abre espaço para expor a produção de artistas regionais, nacionais e estrangeiros, novos ou consagrados, criando experiências, realizando mostras individuais ou coletivas das diversas vertentes contemporâneas.

O projeto arquitetônico é assinado por Dolores Landeiro, designer de interiores e grande apreciadora das artes, que criou três pavimentos nos 400 metros quadrados de área, possibilitando a realização de exposições nos três ambientes. A galeria ainda abriga um espaço de venda de livros de arte e fotografia.

Personalidades da sociedade baiana como a promoter Licia Fabio, os artistas plásticos Bel Borba e Ricardo Franco marcaram presença no evento que ainda recebeu os cantores Maristela Muller, Ana Mametto e Magary Lord.

“Eu sou apaixonada por pintura, fotografia e todo tipo de expressão . Minha casa tenho peças de diversos artistas por todos os ambientes, amo o colorido e observar os múltiplos olhares da vida” comentou a cantora Gilmelândia que observava encantada a galeria.

Sobre Luiz Fernando Landeiro

Embora tenha formação em Publicidade e Propaganda, Luiz Fernando Landeiro sempre teve olhos e vocação voltados para as artes plásticas. Na busca por aprimorar seus conhecimentos frequentou diversos cursos de arte no MAM-Bahia, ministrados por artistas como Almandrade, Beth Souza e Zau Pimentel, entre outros. Participou de workshops no San Diego Museum of Art, na Califórnia, e de palestras sobre arte contemporânea, curadoria e colecionismo na USP, MAM-RJ, MASP-SP e em feiras especializadas como a Miami Basel, SP-ARTE, Art RIO e Artigo RIO.

Começou a trabalhar profissionalmente com arte em 2007, vendendo trabalhos de modernistas brasileiros. Em 2010, em parceria com a artista Zau Pimentel, organizou e fez a curadoria de exposição na EBEC, expondo obras do seu acervo em diversas mostras da Casa Cor Bahia, no Shopping Salvador e no Palacete das Artes. Participou em 2012 da feira Artigo ou “Art i GO”, no Rio de Janeiro, com diversas galerias nacionais e duas internacionais, ganhando o 1º lugar como galeria e projeto jovem.