PALESTRA É DESTAQUE EM 3ª EDIÇÃO DO BAHIA MODA DESIGN
A carência de marcas essencialmente baianas, que exaltem nossa cultura, a necessidade de organização e visão empreendedora do design, e uma boa relação com as demandas empresariais. Esses foram alguns dos aspectos abordados na primeira palestra da exposição Bahia Moda Design (BMD) 2013, que se realizou entre os dias 25 e 26 de setembro na Arena Fonte Nova, em Salvador.
Os participantes da mesa redonda com o tema “O DNA da Marca” ganharam destaque no primeiro dia do evento. Mário Queiroz, estilista e professor de moda, Mário Francisco, estilista e embaixador da Puma no Brasil, João Damascena, criador da Hemp e da Mito, Jeferson Ribeiro, estilista, e Phaedra Brasil que mediou o encontro, debateram para uma sala lotada de olhos atentos, outros críticos, interessados, e muitos “ansiosos por seu lugar ao sol” como Queiroz bem definiu. Estudantes, jornalistas, e profissionais da moda e design de diversos setores constituíam a plateia, acomodada em cadeiras ecologicamente corretas, feitas de puro papelão armado.
Para os palestrantes, é essencial que a cultura da Bahia tenha uma representação mais forte no cenário da moda nacional. Como exemplo, foi citado o Rio de Janeiro que conta com cerca de 6 marcas que têm como base primária a exaltação do alterego carioca. A baixa autoestima dos consumidores baianos na relação com suas origens, e seus respectivos simbolismos, é considerada o principal entrave; apesar do estado ter uma das mais ricas identidades culturais do país.
Questionado na oportunidade pelo Gastronomia Salvador sobre seu atual objeto de estudo, “A Coisificação do Estilo”, o professor Mário Queiroz foi taxativo quanto às marcas que promovem-se em cima apenas do status que representam. Sob suas aspas: “Isso não é moda. É uma grande jogada de marketing. Faz o consumidor comprar não pela peça em si, pela tecnologia avançada com a qual ela pode ter sido fabricada, ou o conceito na qual foi idealizada, mas pela pura ilusão de que vestindo aquilo será tão importante quanto a imagem induzida e produzida por aquela marca em sua mente”.
Numa realização do Sindicato da Indústria do Vestuário (SINDVEST) da Bahia, e com o patrocínio do SEBRAE, SENAI e SENAC, o Bahia Moda Design está em sua 3ª edição, sendo uma importante vitrine para os novos talentos da moda baiana, e uma forma interativa de disseminação de conhecimento para todos os profissionais e interessados na área. O evento contou com desfiles das marcas Bonie, Tempt, Vivere, Jeferson Ribeiro, Mahalo, e Maddá.