COZINHA SHOW É SUCESSO NO FESTIVAL TEMPERO NO FORTE

image001

Atração prestigiada da oitava edição do Festival Tempero no Forte, a Cozinha Show foi sucesso durante o primeiro final de semana do evento gastronômico, com lotação máxima em todas as aulas, atraindo a comunidade local e muitos turistas de vários cantos do país, para saborear e aprender novas técnicas e receitas. Sete chefs, um blogueiro gourmet e um jornalista afinado com as panelas, participaram ministrando aulas gratuitas de gastronomia. A atração continuará a oferecer novidades e aulas especiais de chefs que atuam nos restaurantes localizados na Praia do Forte, no próximo final de semana, dias 6, 7 e 8.

O chef convidado, Luciano Chaves abriu os trabalhos do espaço, no primeiro fim de semana do VIII Festival Tempero no Forte, com ensinamentos para todos os interessados, sobre o preparo de doces e salgados com ingredientes da Nestlé Professional. A conhecida empresa participa do Festival pelo quinto ano consecutivo, abastecendo os restaurantes com os produtos da marca, utilizados como ingredientes de diversos pratos criados especialmente para participar do Festival. O chef australiano Richard James, do restaurante Ciranda Café Cultura & Artes, localizado no Rio Vermelho, em Salvador, apresentou o Filé no Curry Tropical de Coco com toques de sustentabilidade. Apoiador do Tempero no Forte, o Senac levou para cozinha o chef Lazaro Saioe, que preparou um esperto cordel gastronômico, o Risoto Nordestino. Pelo sexto ano consecutivo participando do Festival gastronômico de Praia do Forte, a chef Morena Leite, que comanda os restaurantes Capim Santo e Santinho, em São Paulo, ministrou aula gastronômica batizada de Festa da Carne com várias receitas de entradinhas a base de carne.

Da cozinha paulista do restaurante Na Cozinha, o chef Carlos Ribeiro, conduziu aula preparando um Picadinho de lombo suíno com camarão seco, dendê e castanha. As crianças de Praia do Forte, ensaiando os passos como futuros chefs participaram da aula Mini Chef: Cozinha para Criança, preparada especialmente para elas pelo chef Josemar Passos do Tivoli Eco Resort. Para os adultos, Josemar caprichou no prato Trilogia do Boiadeiro onde reuniu numa única receita três cortes nobres de carne: mignon de filé, mignon de cordeiro e mignon de suíno.

Na sequencia, o Chef San Casales, seguindo a proposta temática do Festival, ‘Carnes’, ensinou passo a passo como fazer uma deliciosa Tortilha Espanhola com Carne Seca e Queijo Coalho. Já o autor do blog Cuecas na Cozinha, o paulista Alessander Guerra colocou a mão na massa e ensinou ao público como fazer um irresistível Pão a moda de quem faz e aproveitou para apresentar ao público seu segundo livro Sex and the Kitchen, com direito a sessão de autógrafos. Participando pela primeira vez do evento, o jornalista e gourmet Giácomo Mancini esquentou as caçarolas e levou para a Cozinha Show um saboroso Risotto de Pancetta com ragu de cogumelos.

O Festival Tempero no Forte, que deu largada na última quinta-feira, 28, continua acontecendo até o dia 8 de dezembro com a participação de 23 restaurantes e criações a base de carne executados por estrelas da gastronomia local de Praia do Forte, de Salvador e de outros estados. O Festival oferece ainda outras atrações como o Mercado do Forte, Música com Tempero, Casa da Farinha. A Cozinha Show retorna no próximo final de semana com novas aulas show de chefs locais de Praia do Forte, convidados e alunos de gastronomia.

Giácomo Mancini jornalista gourmet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *