Muitas novidades na 7ª edição do Nordeste Gourmet Bahia

Reformulado e com duração de 5 dias, o conceito do festival deste ano é a interatividade

Está confirmada a sétima edição do Nordeste Gourmet Bahia, um dos mais importantes eventos gastronômicos do Brasil, que acontece este ano durante cinco dias, entre o período de 29 de novembro e 4 de dezembro, no estacionamento aberto do Shopping Iguatemi e no novo Mercado do Rio Vermelho (Ceasa), em Salvador. Agora, em 2014, o festival traz inovações, pois chega com novo formato, totalmente modernizado e mais próximo do consumidor final. À frente do evento de sucesso estão Lícia Fabio e Edinho Engel.

A dupla de amigos e empreendedores resolveu presentear a capital baiana com uma programação diversificada e repleta de atividades interativas, voltadas não somente para o trade da gastronomia, mas também para o público em geral. Por isso, foram cuidadosamente selecionados dois espaços da cidade, onde serão realizados o Mercadinho dos Chefs e a Cozinha Show.

Mercadinho dos Chefs

( 29 e 30/11, no Estacionamento do Shopping Iguatemi)

Aderindo à febre das feiras gastronômicas de rua que conquistaram o país, o Nordeste Gourmet Bahia iniciará a sua programação reunindo chefs renomados, conceituadas marcas de alimentos e bebidas, em uma badalada feira gastronômica com acesso livre ao público. Com menus ecléticos, saborosos e regionais, os chefs prometem conquistar o paladar dos visitantes e mostrar porque a culinária baiana faz tanto sucesso pelo mundo afora.

Em um estacionamento a céu aberto, no Shopping Iguatemi, será montada uma estrutura com mais de 30 opções de alimentos produzidos por célebres chefs e mix diversificado de bebidas. A diversão é eclética e foi pensada para agradar a todos os gostos e estilos com programação musical e cultural variada, toldos com áreas de convivência, mobiliário e paisagismo, atividades para as crianças no Espaço Kids e acesso gratuito.

Nordeste Gourmet Bahia – Um evento para toda a família

O Espaço Kids é uma área infantil que fará oficinas especialmente criadas para as crianças de 2 a 8 anos de idade. Neste local, a garotada participará de oficinas de gastronomia onde todos irão receber um kit de chef, com direito a avental e chapéu, e vão poder preparar alimentos diversos como sanduíches, cupcakes e pizzas. A criançada será monitorada por profissionais especializados da Miluca Espaço Kids. A equipe irá, através de atividades lúdicas, criativas e culturais, entreter e incentivar os pequeninos a ter uma boa alimentação na infância de modo divertido e saboroso. Nesse espaço, todos vão poder manipular os alimentos e participar do preparo das receitas. As oficinas têm como objetivo envolver as crianças no preparo de comidas, mostrar como se deve lavar as mãos e os alimentos, fazendo com que elas participem da manipulação dos ingredientes e da degustação das receitas preparadas. Tudo isso vestindo o “Kit Mestre Cuca” como verdadeiros chefs envolvidos e totalmente imersos em uma culinária divertida.

 Mercado Gastronômico – Cozinha Show e atividades musicais e culturais

02, 03 e 04 /12, no Mercado do Rio Vermelho (Ceasa)

O novo Mercado do Rio Vermelho (Ceasa) será o palco da Cozinha Show do Nordeste Gourmet Bahia 2014. O emblemático espaço, após a revitalização, está muito mais moderno, bonito e organizado, com stands de diversos comerciantes, restaurantes e bares regionais. Um endereço que é símbolo da nossa gastronomia e fonte dos principais ingredientes locais que serão utilizados nas receitas dos chefs. Todo o ambiente será integrado ao festival, com uma intensa programação de atividades.

Da Cozinha Show participarão respeitados chefs, especialmente convidados para ministrar aulas abertas ao público, aliando técnicas e sabores da culinária internacional a ingredientes regionais adquiridos no próprio Mercado do Rio Vermelho (Ceasa). As atividades acontecerão em três horários por dia, às 15h, 17h e 19h, na Praça de Alimentação do Mercado.

Além da Cozinha Show, todos os boxes do mercado serão incentivados a participar do evento, promovendo ações diferenciadas nos dias de realização do Nordeste Gourmet Bahia, juntamente com alunos de gastronomia de diversas instituições baianas de ensino. Durante todos os dias do evento, serão realizadas, em vários pontos do mercado, apresentações musicais e culturais.

O festival será encerrado em clima de festa no dia 04/12, com um grande caruru em homenagem a Santa Bárbara. O evento conta com o patrocínio máster do Shopping Iguatemi e apoio da Perini, Governo da Bahia, Bahiatursa, Mercado do Rio Vermelho e Ebal.

Sobre o Nordeste Gourmet Bahia

Iniciado em 2008, o Nordeste Gourmet Bahia se consolidou como um dos mais prestigiados eventos gastronômicos do país ao reunir chefs nacionais e internacionais em uma programação com palestras, degustações, aulas e workshops, aliando técnicas e sabores da culinária internacional a ingredientes regionais.

Acompanhando o ritmo acelerado do setor no Nordeste, o festival se consagrou como uma importante ferramenta de negócios, atualização profissional e um lugar privilegiado onde circulam, principalmente, informação de qualidade e tecnologia de ponta em total integração.

O maior acontecimento da culinária do Nordeste expõe a diversidade gastronômica da região em uma mostra e degustação de produtos, workshops e aulas com famosos chefs. Já participaram do evento, em edições anteriores, nomes como: Alex Atala, Salvatore Loi, Emanoel Bassoleil, Erick Jacquin, Fabrice Lenud, Simon Lau, Viko Tangoda, Dadá, Edinho Engel, Tereza Paim, dentre outros tarimbados profissionais da arte das cozinhas brasileira e estrangeira.

Cozinha Show

Nomes dos chefs confirmados e temas das aulas ministradas no Mercado do Rio Vermelho (Ceasa):

1 CHEF:  DUDU PRADO E CHEFS CATIGORIA

TEMA DA AULA: COZINHA DE BOTECO

2 CHEF: CACO MARINHO e FABRICIO LEMOS

TEMA DA AULA: CARNE DE FUMEIRO E CARNE DE SOL NA COZINHA CONTEMPORÂNEA

3 CHEF: RODRIGO E LEILA

TEMA DA AULA: COZINHA DE RAIZ BAIANA DO RECÔNCAVO

4 CHEF: CONFRARIA PRESTIGE

TEMA DA AULA: PRATOS DE SUCESSO DA CONFRARIA

5 CHEF: WANDERSON MEDEIROS

TEMA DA AULA: COZINHA NORDESTINA CONTEMPORÂNEA

6 CHEF: BETO PIMENTEL

TEMA DA AULA: FRUTAS NA NOVA COZINHA BAIANA

7 CHEF: DADÁ

TEMA DA AULA: MEU CARURU

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *